Páginas

PORTFÓLIO

Curso; Proinfo Integrado 180 h
Aluna; Marilene Benso


       Esta se destina ás anotações do portfólio do curso Proinfo Integrado.
       Pretende-se relatar um pouco da aprendizagem adquirida no decorrer do mesmo, ressaltando a importância da inclusão digital na  escola e do professor. O curso proporciona a possibilidade de interagir com os leitores e permitindo que eles incluam conteúdos e comentários.

MÓDULO I - Introdução à Educação Digital - Linux Educacional 
        Acostuma-se  a trabalhar com o sistema Windows, sente-se dificulda de em adaptar ao novo sistema, uma vez que os laboratórios montados pelo Proinfo Integrado, utilizam o sistema operacional Linux . Os programas que rodam num, precisam de adaptações para rodar em outro. Mas é justamente aí que entra a  necessidade de aprender e superarar a dificuldade. Nesta unidade estuda-se os comandos básicos e a aplicação das tecnologias  no trabalho da escola.  Os professores/alunos tem oportunidade de criar blog, sistema de publicação na Web, publicar, anexar endereços , navegar por outros blogs e cadastrar-se no portal do professor.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br.  Trabalha-se também com edição de textos usando o software BrOffi

http://youtu.be/jYPmjOKATuY

MÓDULO II - Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo
Eixo - 1 - Projeto
Todo ser humano deve ter um projeto na sua vida, caso contrário perde a razão de viver.
Para desenvolver um bom trabalho atingindo os objetivos propostos também neste curso elaboramos um projeto, procurando suprir uma necessidade na nossa escola sobre Bulling


Eixo 2 - Currículo
        Currículo abrange todas as atividades de uma escola, por isso deve envolver professores, alunos, gestores e a comunidade. Os conteúdos estudados podem ser trabalhados sob forma de projeto e devem partir da vida real da comunidade escolar , também deve ser interdisciplinares para que haja um bom desempenho e interesse dos alunos, facilitando o trabalho do professor. O professor é um eterno aprendiz, há uma troca de conhecimentos constantes. Hoje com as novas tecnologias é preciso que o educador se mantenha atualizado.

Eixo 3 – Tecnologia

       Como diz Gilberto Gil na música Pela Internet, ”quero entrar na rede e fazer um debate, contatar.'


Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleja ...(2x)

Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão

Eu quero entrar na rede para contatar
Os lares do Nepal,os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular.
 Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar...

      Não temos mais como fugir a internet chegou e pará ficar E com ela a informatização.
      A aprendizagem deve ser contínua, começa ao nascer e se estende a terceira idade e as tecnologias fazem parte da nossa vida quer queira ou não, É comum ver pessoas idosas aprendendo as tecnologias de internet ou informática. As escolas estão recebendo laboratórios de informática e muitos professores estão estudando para melhorar seu desempenho e suas aulas, levando o aluno a transformar as informações que adquirem pelas tecnologias, em conhecimento.

MÓDULO III - TIC - Tcnologias da Informação e Comunicação - Ensinando e aprendendo com as TICs
Unidade 1 - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

     As tecnologias e as mídias ganham espaço nas nossas escolas. Já faz parte das unidades escolares a existência de biblioteca, sala de vídeo, câmara digital, filmadora e computador. A escola precisa repensar seu papel e assumir uma postura diante da real explosão dessas tecnologias e usar esta potencialidade para produzir, criar, mostrar, manter, atualizar e ordenar as informações e conhecimentos

O uso da tecnologia na escola, quando pautado em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista,requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que possam tornarem-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.”
                                                                                                                               Almeida e Prado



 Unidade 2 - Internet, Hipertexto, Hipermídia

           É um termo que se remete a um texto em forma digital, ao qual se agregam outros textos, denominados hiperlinks ou links. Um hipertexto possibilita a produção e colaboração de outras pessoas numa construção coletiva de textos. Segundo Ted Nelson, pioneiro da tecnologia da informação, a palavra hipertexto aceita também as hipermídias, gráficos, filmes, e sons, que são ramificações complexas.
          De acordo com Burk e Chartier (2004), as primeiras manifestações de hipertextos ocorrem nos séculos xvl e xvll, através de manuscritos. Os primeiros sofriam alterações que eram anotados e especificados nas margens dos livros antigos, posteriormente transferidos para cadernos em lugares comuns para que pudessem ser consultados por outros leitores.
         O trabalho do hipertexto na Educação, pode impulsionar o aluno á pesquisa e a produção textual, na busca constante do conhecimento, com incentivo do professor, tornando-o interdisciplinar e abolindo fronteiras que separam os conhecimentos.
                                                                                                                    Fonte de pesquisa: wikipédia

Unidade 3 CURRÍCULO, PROJETOS e Tecnologias

Unidade 4 - Prática Pedagógica e Mídias digitais